top of page
1.png

Os Museus de Ciências como espaços de formação inicial e continuada de professores
 

O estudo tem por objetivo principal investigar como os espaços museais se constituem como potenciais para a formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica. Desta forma, o estudo tem como questão norteadora: como os Museus de Ciências se configuram como espaços fecundos para a formação docente?

 

O estudo será desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira uma aproximação com os materiais e propostas de ações educativas de Museus de Ciências das regiões brasileiras. Neste momento está sendo desenvolvida uma pesquisa de levantamento destes museus. Em um segundo momento, serão selecionados três museus localizados no Rio de Janeiro, sendo estes: Museu do Amanhã, Museu Nacional e Museu da Vida.

 

A partir desta seleção serão iniciados os trabalhos de campo nos três espaços para uma aproximação com os gestores buscando dados sobre a relação que os docentes da educação básica com os espaços. Pretende-se com os resultados expandir os conhecimentos produzidos sobre formação docente e espaços não formais de ensino, mais especificamente os Museus de Ciências.

​

 

CRONOGRAMA (2022-2024)
Cena 1 (Marcelo e Julia Beatriz)

2022/1
De finição da proposta de investigação
2022/2
Coleta dos dados sobre redes sociais dos Museus.
2023/1
Análise dos dados coletados e redação do artigo 1
2023/2
Pesquisa de campo nos Museus do Rio de Janeiro
2024/1
Análise dos dados coletados no campo
2024/2
Escrita do relatório e produção de artigo 2
2025/2
Defesa da tese

  • Youtube
  • Instagram
  • Whatsapp

© 2025 Cenas Formativas

​

bottom of page